*IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, POR FAVOR SE ATENTAR AS MEDIDAS DO ÍMÃ INFORMADO NO ANÚNCIO*
Os Ímãs de Ferrite são conhecidos como ímãs cerâmicos, pois sua composição e processo de manufatura assemelham-se a aqueles utilizados na produção de produtos de cerâmica.
Apresentando um dos custos mais baixos entre os tipos de imãs disponíveis para comercialização, o ímã de Ferrite possui alta dureza a tração, corrosão, desgaste e fricção, mas ao mesmo tempo apresentam grande fragilidade a impactos. Por esse motivo, a aplicação dos ímãs de Ferrite deve ser feita de forma bem planejada para que não exista impacto durante sua utilização. O corte e moldagem dos ímãs de Ferrite ocorre apenas com o uso de ferramentas de diamante, de forma semelhante ao trabalho de corte da cerâmica.
Devido a sua alta resistência a corrosão, o uso de revestimento de proteção torna-se obsoleto, dispensando o acréscimo de uma etapa produtiva que reflete na redução de seu custo final. O Ferrite é manufaturado em duas composições: Estrôncio baseado (SrFe2O3) e Bário baseado (BaFe2O3). O processo consiste em moer o composto dos materiais crus, sendo o pó molhado ou seco, pressionado em um dado sob a influência de um campo magnético. Então os estojos ficarão compactos, pressionados e são sintetizados nos fornos em altas temperaturas.
Dependendo de sua necessidade, é importante dimensionar seus ímãs de Ferrite de maneira adequada, para que você obtenha a melhor eficiência dos mesmos em seus projetos. Isso porquê o Ferrite possui força magnética mais baixa do que os ímãs de Neodímio, e dependendo de sua necessidade de aplicação, você deve adquirir ímãs de Ferrite com a composição correta. Por exemplo, para transformadores e núcleos eletromagnéticos você deve optar pelos ímãs de Ferrite com composição zinco-magnésio ou zinco-níquel, pois o uso dessas ligas permite a reversão de magnetização de forma mais rápida. Para aplicações com alta permeabilidade magnética e maior resistência a desmagnetização, as ligas de Estrôncio e Bário devem ser utilizadas.
Outro ponto importante que devemos destacar e que deve ser levado em consideração na escolha do ímã correto é a temperatura de trabalho a qual o será submetido. Cada classe magnética possui maior ou menor resistência à temperatura, sendo que o dimensionamento incorreto pode ocasionar na perda de magnetização de seu imã de Ferrite, o que pode levar a acidentes graves.
Aplicações dos Ímãs de Ferrite:
Abaixo destacamos algumas das aplicações mais comuns para os Ímãs de Ferrite:
- Alto-falantes e componentes para transmissão de som (Obs.: o Ferrite substituiu gradativamente o uso dos Ímãs de Alnico nesta aplicação);
- Brinquedos;
- Artesanatos;
- Comunicação visual;
- Decoração;
- Sensores;
- Equipamentos magnéticos;
- Alto-falante;
- Motores;
- Indústria moveleira;
- Fechos magnéticos;
- Máquinas para bebidas;
- Automação.
Especificações Técnicas dos Ímãs de Ferrite:
- Dimensões: 5,1 X 3 X 7,2;
- Formatos: Bloco;
- Sistema: Magnético, permanente;
- Temperatura de Trabalho: 180°C;
- Acabamento: Não necessita de acabamento.
*IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, POR FAVOR SE ATENTAR AS MEDIDAS DO ÍMÃ INFORMADO NO ANÚNCIO*
A Oximag é uma empresa limitada (LTDA) tributada pelo lucro presumido, ou seja, o comprador credita todos os impostos permitidos pela legislação: ICMS, IPI, PISE COFINS.
O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um tributo indireto, ou seja, incide sobre o consumo, sendo então repassado no valor da mercadoria, por exemplo, roupas, remédios, alimentos etc. Além disso, o IPI incide sobre produtos industrializados, nacionais ou estrangeiros.
O valor do IPI será exibido no Checkout ou seja na finalização da compra, calculado sobre o valor do produto.
- Ímãs: IPI (9,75%)
- Broca Anular: IPI (5,20%)
- Pino Guia: IPI (6,50%)
- Esquadro Magnético IPI (3,25%)
- Gaussmeter (3,25%)
- Sonda Gaussmeter (3,25%)
- Régua Magnética (9,75%)
- Pinça Magnética (3,25%)
- Pulseira Magnética (3,25%)
- Vassoura Magnética (3,25%)
- Embuchado Magnético (3,25%)